Monday, May 20, 2019

Resgate da Honestidade - Ministra da Agricultura



MARCO ANTONIO FERREIRA: "Já li inúmeros comentários de leitores. Mas, creio, certamente esse é o mais intenso e coerente. Meus cumprimentos, Tubarc. Não é sempre que conseguimos encontrar pessoas que pensem no País, ao invés de defenderem ideologias. Aliás, isso é raro!"

MUTIRÃO: "Tubarc, parabéns pelos comentários. Todos pertinentes. Ensino aos meus filhos sobre o poder da HONESTIDADE e acredito nela. Pena que o Brasil chegou neste nível tão baixo neste quesito. QUANTAS GERAÇÕES PARA CONSERTAR ISSO?”

TRAGÉDIAS DO BRASIL– Nas boates alguns jovens gostam de fugir sem pagar a conta. Então os empresários lacram tudo e só deixa a saída do caixa. Economizam no material antifogo da esponja de isolamento acústico e ignoram as medidas de segurança. As autoridades falham nas inspeções de segurança e 242 jovens morrem queimados na BOATE KISS quando combinam DIVERSOS EVENTOS NEGATIVOS. As mineradoras trituram as rochas em busca de minérios. A VALE cria uma infraestrutura de estrada de ferro de mais de 500 km para escoar cerca de metade das rochas extraídas e o rejeito fica largado NEGLIGENTEMENTE fora das crateras deixando os refugos minerais escoarem para o oceano pela bacia hidrográfica prejudicando milhares de pessoas. Aloca recursos para a entrega do produto à mais de 500 km e ignora recursos para retornar os rejeitos à menos de 2 km do local de origem, levando ao estouro de barragens tendo quase 300 fatalidades e danos ambientais incalculáveis. É como primatas que comem a banana e joga a casca no chão, deixando a reciclagem por conta da mãe Natureza, como se ROCHA MOÍDA fosse SOLO prontinho para cultivar abobrinha, pior que nem LAMA É. . . . SERÁ QUE VOU PRECISAR DE CRAYON PARA SER ENTENDIDO?

IRINEU TRENTIN JUNIOR: "Meu velho, a sensatez te acompanha."

PETRÓLEO e MINÉRIO DE FERRO só para a EXPLORAÇÃO quando acabam. As tragédias da mineração é uma situação que está apenas começando. Dizem pelas estimativas que em menos de 500 anos os combustíveis fósseis se esgotam. Quanto tempo vai levar para esgotar os minérios de ferro do mundo? Se a VALE criou uma estrada de ferro de mais de 500 km até o Porto de Tubarão para escoar cerca de metade da rocha extraída em minério, precisa de uma LOGÍSTICA SIMPLES de menos de 2 km para retornar o refugo rochoso triturado para o local de origem! Seria como primatas que comem a banana e joga a casca no chão deixando que a Natureza faça a reciclagem. A NATUREZA já sabe reciclar resíduos orgânicos da cozinha, por isso criei o IRO (Injetor de Resíduos Orgânicos), mas quantidades maciças de rocha moída em clima chuvoso como rejeitos da mineração é uma situação nova em 4,5 bilhões de anos de existência do nosso planeta!

FRANCISCA FURTADO: "Verdade, meu caro Elson. Agradecemos a você pela sua contribuição, que para o mundo é maravilhoso ao passo que para o atual governo não representa mais. Já tive o prazer de cotar o seu ‘Fluid conduction utilizing a reversible unsaturated siphon with tubarc porosity action’ em um trabalho e acredite: seu esforço faz a diferença. Juntos pela defesa da educação superior."

POR QUE FALTA HONESTIDADE NA CULTURA BRASILEIRA? Se os jovens fossem bem honestos e gostassem de pagar as contas, a Boate Kiss não teria todos os banheiros lacrados com uma saída ÚNICA pelo CAIXA. A tragédia foi a combinação da DESONESTIDADE coletiva com outros níveis no gerenciamento e segurança . . . o Brasileiro joga lixo na rua porque não valoriza a COISA PÚBLICA. Nos EUA onde morei 4 anos fazendo PhD, os banheiros públicos são tão limpos quanto os de casa. O brasileiro precisa adquirir o valor da coisa pública como um bem de todos para cuidar como se fosse seu, NADA DE LEVAR PARA CASA . . . A HONESTIDADE começa em casa no berço desde pequenino quando aprendemos a respeitar a GRAVIDADE e dar os passinhos corretos e sentimos a dor da negligência e queda pelos passos errados . . . A VIDA É ASSIM . . .OS PRINCÍPIOS DA COEXISTÊNCIA SÃO IMUTÁVEIS . . .

CARLOS M P: "Grande cientista. Resta saber em que e quem é você..."

O Bolsonaro não está errado. Uma aluna de MEIO AMBIENTE da UNICAMP pediu uma sugestão para o TCC dela. Sugeri os vasos autoirrigáveis, mas ela disse que não gostava de Hidrologia e queria FAZER ALGO IMPORTANTE PARA O BRASIL. Disse que a única coisa que fazia no manejo de resíduos sólidos era enterrar resíduos orgânicos de cozinha para recuperar o meu pé de acerola empobrecido pelo terraceamento urbano. Para facilitar o processo desenvolvi uma proteção permanente do buraco chamada de IRO– INJETOR DE RESÍDUOS ORGÂNICOS. Antes de instalar o protótipo o projeto foi cancelado à revelia, e ela teve que se arranjar com outra opção para terminar a faculdade. A UNICAMP jogou a idéia da aluna no limbo e teve a coragem de mandar advogado à minha casa me ameaçando como se eu não conhecesse a Lei e os direitos. Sugeri ao Bolsonaro fazer um CENTRO DE PESQUISA NA UNICAMP para resolver metade dos problemas dos resíduos sólidos dos aterros do Brasil.
________________________________________________________________________________________________

Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Esplanada dos Ministérios - Bloco D – Sala 828
Brasília/DF - CEP: 70.043-900


Acompanhamento Ao Oficio COR/GP/PR: 110/2019 DE 25/03/2019


Prezada Senhora Ministra,


Respeitosamente estou antecipando algumas informações críticas e cruciais para tomada de decisões urgentes.


As mudanças tecnológicas precisam de entendimento e diagnóstico dos efeitos deletérios emergentes e a necessidade de agilidade no redirecionamento para atenuar as novas complicações que surgem.

Dois aviões da Boeing 737 Max 8 caíram em menos de um ano matando 350 pessoas e como consequência todos os aviões similares pararam de voar. Avião novo e moderno não pode cair negligentemente matando as pessoas. Este tipo problema pode ser resolvido em 1 a 2 anos.

O excesso de comida e máquinas que substituem o trabalho humano está causando uma onda crescente de obesidade mundial pelo acúmulo de energia corpórea onde os Americanos lideram com um terço da população obesa e o Brasil já chegou a 22%. Este problema pode ser resolvido em 50 a 100 anos.

A extração mineral se aperfeiçoou devido à alta demanda mundial onde hoje um caminhão de transporte de rocha da Mineradora Vale pode carregar numa única viagem 500 toneladas. Quando a Vale foi fundada o Brasil tinha menos de 50 milhões de habitantes e os resíduos minerais foram armazenados em barragens de contenção como se faz em regiões desérticas ou de baixa pluviosidade, como nos países de clima temperado.

Os solos tropicais levaram de 5 a 50 milhões de anos na sua gênese num processo lento de intemperização da rocha matricial que foi se transformando quimicamente e fisicamente criando solos altamente permeáveis, estáveis para cobrir a rocha e sustentar uma vegetação de cobertura. Nas regiões montanhosas devido ao desgaste erosivo, os solos são rasos de 5 e 10 m de profundidade, ou menos ainda.

A rocha triturada dos rejeitos da extração mineral não é solo e nem possui estrutura física de sustentação mecânica na paisagem. Mesmo que estes rejeitos minerais das barragens após centenas ou milhares de anos virem solo, a sua espessura volumosa sobre a rocha matricial, sempre estará em risco de fluir e mover morro abaixo até o oceano. Em geral as barragens de extração de ferro em Minas Gerais estão acima de 800 m de altitude e sempre podem causar grandes danos na bacia hidrográfica, como já aconteceu em Mariana e Brumadinho.

Solução simples e permanente para uma extração mineral segura:

Retornar os resíduos minerais para as cavidades de extração mineral de tal forma que estes resíduos jamais possam escoar para o sistema de drenagem natural da bacia hidrográfica. Qualquer barreira para contenção de resíduos minerais precisa ser de rocha natural in situ ou concreto armado.

LOGICA SIMPLES: O interesse internacional pelo mineiro de ferro sempre será crescente por causa da tecnologia moderna e sempre se vai extrair mais e mais minério de ferro em território brasileiro por pressão da demanda. Precisamos direcionar a tecnologia da extração mineral dentro de limites seguros para que daqui a 500 ou 5 mil anos o nosso pais esteja preservado das consequências progressivas da modernidade. Não podemos triturar as nossas montanhas irresponsavelmente sem se preocupar com os rejeitos minerais que são volumosos, 40 a 60% do volume extraído, em alto risco de danificar toda a bacia hidrográfica se não tiverem destinos seguros.

AÇÕES IMEDIATAS:
1.     Em nome da Segurança Nacional, o presidente baixa um decreto proibindo definitivamente as barragens de contenção de resíduos minerais e prazos de remoção das barragens existentes. Se houver algum rompimento futuro a população vai sentir que o problema está sendo resolvido com determinação e conhecimento dos fatos dentro das possibilidades de remediação. Então, o presidente fica protegido na sua responsabilidade de liderança por uma situação complexa e imprevisível em andamento.
2.     A minha situação pessoal é vergonhosa para o Brasil. Viajei 3 mil km de ônibus 3 vezes Maringá/Porto Velho para fazer o concurso público da Embrapa e passei em primeiro lugar. Os cupinchas que a Embrapa aprovava para ir para o doutorado nos EUA nem conseguiam falar Inglês e por isso me liberaram. Fiquei 4 anos nos EUA fazendo PhD em Solos, com dinheiro dos cofres públicos. Voltei com honras e uma carta do meu orientador dizendo que a minha tese de PhD foi uma das melhores nos últimos 10 anos no Departamento de Agronomia da Pennsylvania State University e o presidente Bill Clinton foi o orador da minha formatura em 10-05-96. Voltei ao Brasil e fui ameaçado na Embrapa e demitido vergonhosamente quando já tinha uma descoberta cientifica que hoje é patente nos EUA e abre portas para uma NOVA CIÊNCIA que vai ajudar a salvar o Brasil dos rejeitos minerais. Quando o meu chefe me ameaçou, eu disse na cara dele que a minha HONESTIDADE era a única proteção que a minha família teria. A Senhora vai mandar a Embrapa me restituir o meu emprego, pagar os salários atrasados, se desculpar perante a sociedade pela PERSEGUIÇÃO POLITICA VERGONHOSA, pagar 25% de danos morais e mais 25% de danos materiais. Tive que criar três filhos e cuidar de uma ciência brasileira sem apoio do meu governo e da minha instituição. Meus dois filhos mais novos que nasceram nos EUA durante o meu doutorado são alunos de engenharia da UNICAMP e possuem cidadania americana. Acho que a EMBRAPA tinha que ser fechada, pois é um cabide de emprego que envergonha o país. Talvez, uma reestruturação melhore o seu funcionamento!
3.     Em contrapartida, estou doando para o GOVERNO BRASILEIRO 49% de Propriedade Intelectual das minhas patentes Americanas. Vamos pedir aos Americanos 50 bilhões de dólares de direitos de propriedade intelectual e reestruturação do sistema de patentes USPTO que viola a ciência com uma CONSPIRAÇÃO DE REINVENÇÃO, acompanhada e documentada durante quase 20 anos desde que a minha patente foi aprovada em 2004. Podemos comprometer até metade destes recursos para um centro de pesquisa nos EUA em conjunto com o centro de Pesquisa que vamos montar em Campinas. O governo americano está vergonhosamente violando a ciência em conluio com empresas, universidades e empresas de advocacia que não podem escrever documentos científicos. Existe a oportunidade de uma revolução científica realinhando o funcionamento da ciência. Pois, tem uma lacuna de mais de um século da Física do Solos/Hidrogeologia aplicada aos dispositivos fluídicos em meios porosos. Um pesquisador com PhD de Harvard, da Cornell Univ., me pediu para ler as suas publicações porque não conseguia entender a sua patente violando a minha. Eu disse que se ele não entendia, menos ainda o advogado que escreveu e o examinador que aprovou. Cursos de Direito não ensinam nada de Hidrogeologia. Eu corri duas meia-maratonas durante o meu PhD nos EUA e a obesidade americana mostra o quanto a ciência é ignorada no funcionamento da sociedade em busca do equilíbrio com a natureza.
4.     Com recursos da Vale vamos montar um centro de Pesquisa em Campinas como berço da Hidrotecnologia. Vamos dar prioridade para a DRENAGEM MOLECULAR e tentar em dois a três anos garantir estabilidade das barragens de rejeitos minerais até a sua remoção completa em 20 a 30 anos. Afinal, não podemos ficar séculos ou milênios drenando e monitorando barragens de rejeitos minerais.
5.     Precisamos criar um centro de pesquisa ‘Carla Pazin’ que pode resolver metade dos resíduos sólidos dos lixões retornando os nutrientes para o solo em vez de aterros sanitários http://iro-tubarc.blogspot.com/2016/01/iro-no-27-premio-seti.html).

SEGURANÇA NACIONAL - CONFIDENCIAL
            Todas as barragens de contenção de resíduo mineral mostram uma fragilidade sutil em território brasileiro. Muitas das barragens não resistiriam as explosões que os bandidos regularmente fazem nos bancos em assaltos pelo território nacional. O rompimento da barragem de Brumadinho mostra o estrago que facilmente pode ser explorado intencionalmente, com diversos interesses terroristas, políticos, econômicos, tecnológico, etc. Então, quanto antes esta fragilidade for removida, e evitado a especulação ao público mais protegidos estaremos. A minha sugestão ao Presidente Bolsonaro é evitar se envolver em conflitos internacionais que atraem terroristas para território brasileiro. Este assunto não deve se tornar público para evitar os interesses escusos, pois sabemos que os seres humanos são complicados e o próprio Presidente foi atacado durante as eleições. Como cientista conheço a minha própria espécie, na sua curiosidade excessiva e desvio de comportamento. Quem me demitiu também tinha problemas mentais . . .
            Por causa das consequências internacionais, políticas e financeiras da proibição de barragens de rejeitos minerais em território brasileiro, o assunto precisa ser discutido em sigilo entre as autoridades competentes até a tomada de decisão final pelo Presidente. O caso dos aviões da Boeing, é uma carona na compreensão pública da necessidade de decisões abruptas e rígidas para amenizar as perdas pelos erros no desenvolvimento tecnológico da aviação e da mineração. Isto colocaria o Brasil numa situação confortável de soberania nacional e desenvolvimento racional. O preço do minério de ferro e outros vão se ajustar para uma nova realidade de extração mineral sustentável e segura.

Resgate da Honestidade - Segunda Carta
http://usgreatagaintubarc.blogspot.com/2019/02/resgate-da-honestidade-segunda-carta.html
Resgate da Honestidade - Terceira Carta
http://usgreatagaintubarc.blogspot.com/2019/02/resgate-da-honestidade-terceira-carta.html

HIDROTECNOLOGIA - Uma Nova Ciência
http://iro-tubarc.blogspot.com/2015/01/hidrotecnologia-uma-nova-ciencia.html
USPTO Conspiracy on REINVENTION
http://usgreatagaintubarc.blogspot.com/2017/07/science-vs-law.html
USPTO Conspiracy V – A Shameful Plot on IP Affairs
http://iro-tubarc.blogspot.com/2015/12/uspto-conspiracy-v-shameful-plot-on-ip.html

A minha preocupação agora é tentar conciliar recursos materiais, financeiro e pessoal capacitado para conseguir desenvolver a DRENAGEM MOLECULAR e a Hidrotecnologia em tempo de evitar novas tragédias na mineração.

Sou otimista e chegamos ao ponto de amadurecimento da situação suficiente para tomada de decisões prudentes.

Como Engenheira Agrônoma e Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento V. Sa. possui conhecimentos técnicos pertinentes e faz parte na tomada de decisões decisivas importantes para auxiliar no encaminhamento apropriado dos fatos. O que temos que fazer agora vai ter consequências nas próximas décadas ou séculos!

Rocha triturada em quantidades volumosas em clima chuvoso, nunca terá estabilidade conhecida!

Sou um tipo de HERÓI brasileiro que não pode ter seguidores. Afinal, trabalhei quase 21 anos sem o meu salário de Pesquisador concursado com PhD nos EUA, demitido vergonhosamente sem JUSTA CAUSA.

A primeira tragédia do rompimento de barragem de contenção de resíduos minerais em Mariana custou a vida de 19 vítimas. A segunda tragédia de Brumadinho aumentou para 304 fatalidades. Se a Natureza manter a progressão geométrica exponencial, a próxima tragédia teria entre 4 e 5 mil vítimas.

As pessoas que morreram com a queda dos aviões da Boeing eram usuários de um serviço que falhou. Muitas das fatalidades do desmoronamento das barragens de rejeitos eram pessoas que não possuíam qualquer relação com esta atividade humana de mineração que precisa com urgência de uma remediação para um funcionamento racional seguro.

NÃO PODEMOS DESTRUIR O NOSSO PAIS VENDENDO OS NOSSOS MINERAIS TÃO DISPLICENTEMENTE!

Espero que decisões sábias e coerentes poupe a vida dos brasileiros e ajude a preservar as nossas riquezas naturais. Combinando as concepções do Projeto IRO, na prevenção de desmoronamento, e da Hidrotecnologia, na Drenagem Molecular, estou muito confiante que vamos evitar novos desmoronamentos de barragens na próxima estação chuvosa, mas temos que ser ágeis e eficientes. A Natureza gosta de punir a morosidade!


Atenciosamente,






Elson Silva, Ph. D.
Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 838
Parque São Quirino
CEP 13088-300 - Campinas - SP - Brazil
Phone 55 *19 3256-7265
Email: tubarc@gmail.com



584 HD Tubarc - Vaso Autoirrigavel EPTV                                                                       https://youtu.be/oq5_2LMFTlM
583 HD Tubarc - Hummingbird nesting between clothespin in a clothesline                    https://youtu.be/czv2OiiC5wA
566 Tubarc - HD Regina Benjamin - Fitness Spoils No Hair                                            https://youtu.be/E3d-JRg28p8
http://usgreatagaintubarc.blogspot.com/2017/07/science-vs-law.html
http://iro-tubarc.blogspot.com/2015/01/hidrotecnologia-uma-nova-ciencia.html  

Visualização da DRENAGEM MOLECULAR por Fluxo Hídrico Insaturado:

Pursuing A Scientific Discovery 059 Tubarc II                                      https://youtu.be/R-4WKTvpHe0
Pursuing a Scientific Discovery 060 Unsaturated Flow                        https://youtu.be/e1YnrtOxEOM
Pursuing A Scientific Discovery 068 Dripping Unsat. Flow IV              https://youtu.be/IM7FyUU83z8































No comments:

Post a Comment